TransHumanismo

 

Cientistas criam lente de contacto biónica com realidade virtual:

 

lente contacto biónica

 

Cientistas da Universidade de Washington estão pesquisando lentes de contacto electrónicas que poderão, um dia, ser utilizadas para mostrar informações no campo de visão do usuário como informações a motoristas, ser aplicadas a videojogos ou navegar na Internet, por exemplo.


Segundo o site  TG Daily, os primeiros protótipos já estão em testes em coelhos por curtos períodos de tempo (de até 20 minutos) sem qualquer efeito negativo.
A pesquisa conta com o apoio da National Science Foundation e já foi divulgada em uma conferência de engenharia electrónica.
O invento é composto de camadas muito finas de plástico e componentes electrónicos com espessura de alguns nanómetros.


O anúncio oficial do invento, que mostra fotos da lente na mão de um cientista ou nos olhos de um coelho no laboratório, cita como exemplos básicos do que seria possível os personagens Exterminador Implacável (Terminator) e A Mulher Biónica.

"Olhando através das  lentes completas, você veria o que o display está gerando sobreposto à imagem do mundo exterior", explicou Babak Parviz, professor assistente de engenharia eléctrica.
As possibilidades de aplicação para o invento são inúmeras, desde informações para motoristas e pilotos, que poderiam ter um velocímetro e outros mostradores nos seus olhos,
até a aplicação para imersão em videojogos e mundos virtuais ou mesmo a navegação na Internet, por exemplo.

Mas a lente não está limitada a tais usos.
"As pessoas podem encontrar todos os tipos de aplicações para isto que ainda não pensamos a respeito.

O nosso objectivo é mostrar a tecnologia básica, ter certeza que funciona e que é segura", explicou Parviz.

Actualmente as lentes possuem um circuito eléctrico e LEDs vermelhos, porém ela ainda não se ilumina.
Por serem lentes de contacto, a sua aplicação e remoção é extremamente simples e, embora não corrijam problemas de visão, a tecnologia poderia ser implementada também em lentes utilizadas para este fim.
A versão final da lente ainda demorará a chegar ao mercado, mas uma versão básica, que mostra alguns pixels de informação, está próxima de ser lançada.

Terra.com.br

 


 

.

***